terça-feira, 25 de outubro de 2011

CONHECIMENTO E VERDADE

CONHECIMENTO E VERDADE: A MATRIZ DA NOÇÃO DE DESCOBERTA

A teoria sobre o conhecimento está relacionada às concepções pedagógicas, uma vez que todos em sua prática educativa possuem uma interpretação sobre o conhecimento, a qual nem sempre se apresenta de forma consciente e reflexiva. É nesse sentido que a reflexão sobre a verdade tem seu espaço ao lidarmos com um conhecimento qualquer e nos preocuparmos se tal conhecimento é válido ou correto e qual o seu valor de verdade.

O tipo de compreensão de nosso sistema educacional é o de procurar entender o conhecimento ou a verdade como descoberta, provocando com isso desdobramentos políticos e epistemológicos nas nossas práticas pedagógicas. Torna-se necessário entender sua origem, possibilitando maior consistência e consciência em nossas ações educativas.  

A terminologia da palavra verdade sempre esteve ligada a questões culturais e da sociedade através de princípios de julgamentos, por isso é considerada como uma ocorrência histórica. Logo, se quisermos perceber de onde procedem nossos entendimentos sobre o Conhecimento e a Verdade, precisaremos recorrer as nossas raízes sócio-culturais.

Nesse sentido, o conceito de Verdade traz em si a idéia de algo não-esquecível, não-obscurecido, não-revelado e depois, não-coberto, por isso, ocorrem noções de Verdade como desvelamento ou descoberta. Assim, a idéia de Verdade como descoberta é uma construção, uma vez que não existe pensamento absolutamente inédito fora da cultura na qual o ser humano está inserido.

A busca pelo conceito de Conhecimento e Verdade é um dos legados culturais da civilização grega da Antiguidade. E para facilitar o entendimento a formação da sociedade grega está dividida em quatro períodos distintos, nos quais é possível afirmar que a produção do Conhecimento esteve relacionada às carências e possibilidades gestadas a cada momento histórico. Por isso, tanto o período-homérico e homérico as indagações mais fortes articulam-se em torno de um eixo central, que são as próprias origens do povo e do cosmo, isto é, a busca de sua identidade e de explicações para a existência da realidade. Nessa busca por explicações, são elaborados os veículos basilares para dar sentido à vida: os mitos (cosmogonia).

Mas, é no período arcaico que surgem explicações sobre como o mundo funciona, como é a realidade e qual sua composição (cosmologia). Nascem então, as condições para que se desenvolva um tipo específico de pensamento metódico e sistemático. Surgindo um novo tipo de produção teórica, tendo como representantes pensadores como: Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Empédocles e Anaxágoras e outros.

Outro aspecto importante, foi a rivalidade entre aristocratas e comerciantes, manifestam-se pensadores não vinculados à aristocracia, os chamados sofistas, os mais influentes foram: Protágoras e Górgias, que romperam com a tendência filosófica dominante de acreditar em verdades absolutas, passando a considerar a linguagem como mera simbolização que não atinge a essência das coisas. Com isso, surge um clima favorável para se pensar sobre a identidade humana e o seu valor e sua relação com a Verdade. Assim, com esse pensar sobre o próprio homem surge a antropologia.

Onde está a verdade? Foi a esta pergunta que Sócrates dedicou boa parte de sua reflexão. Portanto, a importância de Sócrates torna-se ponto de referência para a Antiguidade Grega e dividindo os filósofos gregos em pré-socráticos, socráticos e pós-socráticos. Tal influencia, faz Platão elaborar uma síntese das tendências filosóficas anteriores, buscando a da realidade como um todo e o pensamento socrático. Lembra ainda, o método socrático, chamado maiêutica.

A noção Platônica sobre a verdade traz a argumentação de que as essências ou verdades são anteriores à existência do nosso mundo, não pertencendo a ele e nem são materiais. Estabelece a teoria dos dois mundos: o mundo sensível e o mundo inteligível. Afirma ainda, que nossa alma já conheceu a maior parte das verdades esquecendo-as ao ganhar um corpo. Sendo necessário reconhecer cada uma delas que está coberta, por isso diz que aprender é recordar, conhecer é descobrir.
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