CONHECIMENTO E
VERDADE: A MATRIZ DA NOÇÃO DE DESCOBERTA
Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas
A teoria sobre o conhecimento está relacionada às concepções pedagógicas,
uma vez que todos em sua prática educativa possuem uma interpretação sobre o
conhecimento, a qual nem sempre se apresenta de forma consciente e reflexiva. É
nesse sentido que a reflexão sobre a verdade tem seu espaço ao lidarmos com um
conhecimento qualquer e nos preocuparmos se tal conhecimento é válido ou
correto e qual o seu valor de verdade.
O tipo de compreensão de nosso sistema educacional é o de procurar
entender o conhecimento ou a verdade como descoberta, provocando com isso
desdobramentos políticos e epistemológicos nas nossas práticas pedagógicas.
Torna-se necessário entender sua origem, possibilitando maior consistência e
consciência em nossas ações educativas.
A terminologia da palavra verdade sempre
esteve ligada a questões culturais e da sociedade através de princípios de
julgamentos, por isso é considerada como uma ocorrência histórica. Logo, se
quisermos perceber de onde procedem nossos entendimentos sobre o Conhecimento e
a Verdade, precisaremos recorrer as nossas raízes sócio-culturais.
Nesse sentido, o conceito de Verdade traz em si a idéia de algo
não-esquecível, não-obscurecido, não-revelado e depois, não-coberto, por isso,
ocorrem noções de Verdade como desvelamento ou descoberta. Assim, a idéia de
Verdade como descoberta é uma construção, uma vez que não existe pensamento
absolutamente inédito fora da cultura na qual o ser humano está inserido.
A busca pelo conceito de Conhecimento e Verdade é um dos legados
culturais da civilização grega da Antiguidade. E para facilitar o entendimento
a formação da sociedade grega está dividida em quatro períodos distintos, nos
quais é possível afirmar que a produção do Conhecimento esteve relacionada às
carências e possibilidades gestadas a cada momento histórico. Por isso, tanto o
período-homérico e homérico as indagações mais fortes articulam-se em torno de
um eixo central, que são as próprias origens do povo e do cosmo, isto é, a
busca de sua identidade e de explicações para a existência da realidade. Nessa
busca por explicações, são elaborados os veículos basilares para dar sentido à
vida: os mitos (cosmogonia).
Mas, é no período arcaico que surgem explicações sobre como o mundo
funciona, como é a realidade e qual sua composição (cosmologia). Nascem então,
as condições para que se desenvolva um tipo específico de pensamento metódico e
sistemático. Surgindo um novo tipo de produção teórica, tendo como
representantes pensadores como: Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito,
Parmênides, Empédocles e Anaxágoras e outros.
Outro aspecto importante, foi a rivalidade entre aristocratas e
comerciantes, manifestam-se pensadores não vinculados à aristocracia, os
chamados sofistas, os mais influentes foram: Protágoras e Górgias, que romperam
com a tendência filosófica dominante de acreditar em verdades absolutas,
passando a considerar a linguagem como mera simbolização que não atinge a
essência das coisas. Com isso, surge um clima favorável para se pensar sobre a
identidade humana e o seu valor e sua relação com a Verdade. Assim, com esse
pensar sobre o próprio homem surge a antropologia.
Onde está a verdade? Foi a esta pergunta que Sócrates dedicou boa parte
de sua reflexão. Portanto, a importância de Sócrates torna-se ponto de
referência para a Antiguidade Grega e dividindo os filósofos gregos em
pré-socráticos, socráticos e pós-socráticos. Tal influencia, faz Platão
elaborar uma síntese das tendências filosóficas anteriores, buscando a da
realidade como um todo e o pensamento socrático. Lembra ainda, o método
socrático, chamado maiêutica.
A noção Platônica sobre a verdade traz a argumentação de que as essências
ou verdades são anteriores à existência do nosso mundo, não pertencendo a ele e
nem são materiais. Estabelece a teoria dos dois mundos: o mundo sensível e o
mundo inteligível. Afirma ainda, que nossa alma já conheceu a maior parte das
verdades esquecendo-as ao ganhar um corpo. Sendo necessário reconhecer cada uma
delas que está coberta, por isso diz que aprender é recordar, conhecer é
descobrir.
Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário